O Maple Syrup é quase que uma unanimidade entre norte americanos e canadenses. Utilizado em inúmeras receitas no dia a dia, como opção de cobertura, ou substituição do açúcar tradicional de cana.
Também conhecido como xarope de bordo, o Maple Syrup é originário da tradicional árvore símbolo do Canadá, a Maple, sim, aquela mesma da “folhinha” que está contida na bandeira do país.
Inicialmente para que se produza o xarope, é necessário aguardar o final do inverno. Pois devido ao frio intenso, as árvores armazenam amido em seu tronco e raízes, o que será convertido em açúcar.
Como resultado desse processo, há a extração da seiva desta árvore de Maple, adocicada e rica em minerais.
Este período de colheita, por assim dizer, deve ocorrer entre o final do inverno e o início da primavera. No entanto, quanto mais próximo da primavera a extração for realizada, menos doce será esse xarope.
O modo para retirar a seiva da árvore, consiste em perfurá-la, inserir um cano por onde essa seiva possa escorrer até um recipiente coletor, tal como exemplificado na foto abaixo.
Logicamente que hoje em dia já existem outros sistemas de coleta mais avançados para a extração dessa seiva, mas muitos produtores ainda utilizam esse modo rudimentar de produção.
Fabricação do Maple Syrup
Cada árvore é capaz de fornecer até 50L de seiva. Isso pode parecer bastante, mas o que pouca gente sabe, é que são necessários 40L dessa seiva bruta para fabricar apenas 1L de Maple Syrup.
Para a obtenção do xarope de bordo, a seiva extraída da árvore de Maple é fervida a uma temperatura de 104 ºC até que toda a água evapore, restando apenas o xarope natural, sem nenhum aditivo, pronto para ser engarrafado e consumido.
Demais produtos podem ser obtidos a partir do Maple Syrup, tais como manteiga, balas ou açúcar granulado, por exemplo.
Todos os produtos também levam apenas a seiva, e o que os difere do xarope, é apenas o tempo e temperatura de cozimento.
Por exemplo, para chegar no ponto da manteiga a temperatura utilizada no processo é de 112 ºC, já para conseguir o açúcar de maple o ideal é 123,9 ºC.
O Canadá é responsável pela produção de 85% do Maple Syrup consumido no mundo, e o Quebec é o maior produtor disparado dentro do país.
Festivais
Como um produto tão amado pelos canadenses não poderia deixar de ser celebrado, não é mesmo? Por isso, anualmente no início da primavera, no meses de março e abril há o Festival do Maple Syrup.
O evento acontece nas cidades de Woodbridge, Stouffville, Orangeville, Halton Hills e atrai milhares de pessoas todos os anos, entre moradores locais e turistas de toda parte.
Entre as atrações, os visitantes podem participar de brincadeiras com maple syrup, levar lembrancinhas para casa, provar diversos pratos com o xarope de bordo, fazer a degustação de suas variedades, assistir a apresentações de como a seiva é extraída da árvore, entre tantas outras coisas.
Um dos produtos que não pode faltar é o maple taffy on snow, que nada mais é do que o xarope de bordo quente jogado sobre a neve, onde após o choque térmico você enrola ele num palito, cuja a textura ficará parecida com a de um caramelo puxa-puxa, mas com sabor de Maple Syrup.
Para mais informações sobre o Festival do Maple Syrup, você pode acessar o site oficial do festival aqui.
Leia Mais: Conheça o Prato Típico Canadense, o Poutine!
Esse foi o conteúdo de hoje, e você já experimentou o Maple Syrup? Ficou com vontade? Conte pra nós a sua experiência!
Alberta Alimentação British Columbia Canadá Cidades Canadenses College Compras Conhecendo o Canadá Costco COVID-19 Desvendando o Canadá Emprego Esportes Estudar no Canadá Governo Imigração Lei Manitoba Mercado Morar no Canadá New Brunswick New Foundland e Labrador Northwest Territories Nova Scotia Nunavut Ontario Ontário Parque Passeio Prince Edward Island Programa do Atlântico Programas Provinciais de Imigração Projeto Canadá Província Quebec Royal Canadian Mint Saskatchewan Supermercado Toronto Trabalhar no Canadá University Vacina Vancouver Viagem Yukon