Estudar no Canadá e o Caminho Para a Imigração

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Estudar no Canadá é uma excelente forma de obter conhecimentos e melhorar seu currículo, mas também representa uma excelente oportunidade de imigração àqueles que desejam continuar morando no país após a sua formação.
Como estudar no Canadá

Estudar no Canadá pode ser a sua porta de entrada no país, pois existem vários programas de imigração voltados à estudantes internacionais.

Há inúmeras vantagens em realizar um programa de estudos no Canadá. Em primeiro lugar é permitido trabalhar enquanto estuda; em segundo lugar, seu cônjuge ou parceiro recebe um visto de trabalho aberto e pode trabalhar em tempo integral em qualquer área; e por fim, os filhos do casal podem frequentar as escolas públicas do país, sem a necessidade de um visto de estudante específico para eles.

Outro ponto é o fato de que estudar no Canadá acaba sendo mais barato, se comparado aos Estados Unidos ou Inglaterra por exemplo, por questões cambiais.

Além disso, a educação canadense é considerada de altíssima qualidade, com várias instituições de ensino avaliadas entre as 100 melhores do mundo.

Faculdades e Universidades Canadenses

O primeiro passo para quem quer estudar no Canadá é ser aceito por uma instituição de ensino no país. Mas não é qualquer escola que pode recebê-lo.

Existem mais de 1500 universidades, faculdades e outras instituições educacionais autorizadas pela IRCC (Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá), das quais praticamente 1000 estão localizadas em Ontário e Quebec, as duas maiores províncias do Canadá.

Essas instituições são as chamadas DLI’s, e somente estas, são aptas a receberem estudantes internacionais. Você pode consultar a relação das escolas credenciadas no site oficial do governo canadense.

No entanto, se o seu plano é imigrar para o Canadá, é preciso ficar atento, pois nem toda instituição de ensino designada (DLI) dá direito a permissão de trabalho de pós-graduação (PGWP).

Para quem deseja fazer um bacharelado, mestrado ou doutorado no Canadá, o país possui cerca de 100 universidades renomadas, das quais destacam-se:

  • Universidade de Toronto
  • Universidade de Waterloo
  • Dalhousie University
  • Universidade McGill
  • Universidade McMaster
  • Queen’s University
  • Universidade de Ottawa
  • Simon Fraser University
  • Universidade de Alberta
  • University of British Columbia
  • Universidade de Calgary
  • Universidade de Montreal

De um modo geral, as universidades fornecem conhecimentos científicos, voltados a uma formação mais teórica. Já as faculdades (colleges) são direcionadas à formação mais especializada a fim de atender a demanda do mercado de trabalho canadense.

PGWP

O Post-Graduation Work Permits (PGWP) é um visto de trabalho aberto concedido aos estudantes internacionais após a sua formação no Canadá. Este visto é de até 3 anos, dependendo da duração do curso realizado.

A permissão de trabalho de pós-graduação é um fator muito relevante para quem opta pelo caminho dos estudos como forma de imigrar para o Canadá. Por isso, ao escolher uma instituição de ensino deve-se observar na lista das DLI’s se esta dá direito, ou não, ao PGWP.

Com o PGWP em mãos, você terá tempo hábil para obter a experiência de trabalho canadense exigida na maioria dos processos de imigração.

Clique aqui e confira os critérios de elegibilidade para a obtenção do PWGP.

Como Estudar no Canadá

O primeiro passo para estudar no Canadá é escolher um programa acadêmico. O segundo passo é se inscrever em uma instituição de ensino designada (DLI) e obter uma carta de aceitação.

Para receber a carta de aceitação, é preciso comprovar a proficiência no idioma. Para isso, verifique junto à instituição qual a prova e a nota mínima necessários.

Leia mais: Precisa Fazer um Teste de Proficiência?

Por fim, com a carta de aceitação (LOA) em mãos, você dará entrada no visto de estudante, objetivando o status de Residente Temporário no Canadá.

Você pode consultar a estimativa do tempo de processamento do visto, diretamente no site do governo.

Trabalho Durante os Estudos

Ao optar por estudar no Canadá você pode trabalhar durante o período dos estudos. O estudante internacional pode trabalhar meio período, desde que não exceda 20 horas semanais.

Essa limitação é válida para trabalhos realizados fora do campus. Para trabalhos dentro do campus não há limite de horas.

No entanto, durante o período de férias, é permitido ao aluno internacional trabalhar em período integral.

Transição para Residência Permanente

Os estudantes internacionais que concluem um curso pós-secundário no Canadá têm a oportunidades de permanecer no país após a sua formação.

Muitos programas de imigração federais e provinciais valorizam a educação canadense e a experiência de trabalho obtida no país.

Express Entry

A forma de imigrar para o Canadá mais usual, talvez seja pelo Express Entry, coordenado pelo governo federal esse sistema possui três programas dentro dele:

  • Federal Skilled Worker Program – Os requisitos mínimos incluem pelo menos um ano de experiência contínua de trabalho em tempo integral ou equivalente remunerado nos últimos 10 anos em uma ocupação qualificada de acordo com o nível de habilidade 0, A ou B da Classificação Nacional Ocupacional (NOC); nível intermediário ou melhor comprovado em inglês ou francês; para candidatos formados fora do Canadá, é necessário fazer a validação do diploma através do Avaliação de Credencial Educacional (ECA).
  • Canadian Experience Class – Uma excelente via de acesso a residência permanente para ex-alunos internacionais. Os candidatos devem ter obtido pelo menos um ano de experiência de trabalho qualificado, profissional ou técnico no Canadá dentro de 3 anos da data de inscrição e também atender aos critérios de proficiência no idioma.
  • Federal Skilled Trades Program – Os critérios de elegibilidade incluem ter um mínimo de 2 anos de experiência de trabalho em tempo integral em uma área especializada dentro do período de 5 anos a partir da apresentação de uma solicitação; atender aos requisitos de trabalho desta área; ter uma oferta de trabalho em tempo integral no Canadá por um período de pelo menos 1 ano ou possuir um certificado de qualificação na área de especialização fornecido por uma autoridade oficial canadense; além de atender aos critérios de proficiência do idioma.

Programas Provinciais

O Provincial Nominee Program (PNP) permite que às províncias e territórios em todo o Canadá selecionem candidatos à imigração para atender suas necessidades econômicas locais. Vários desses programas são voltados a estudantes internacionais ou recompensam candidatos que são ex-alunos estrangeiros.

Conseguir uma carta de nomeação provincial garante a você 600 pontos no sistema eletrônico Express Entry, o que praticamente assegura seu convite à Residência Permanente.

Quebec

Quebec é a segunda maior província do Canadá, ficando atrás apenas de Ontario. A cidade de Montreal é um destino muito popular para estudantes internacionais.

A província possui seu próprio sistema de imigração com programas diferentes dos oferecidos pelo governo federal e pelo PNP. Quebec também incentiva ex-alunos internacionais a fazerem a transição para residência permanente. Uma das maneiras notáveis ​​de fazer isso é por meio do Programa de Experiência de Quebec.

Além disso, em Quebec, cursos de menor grau de instrução em instituições de ensino privadas são elegíveis ao PGWP, desde que atendam alguns critérios estabelecidos.

Outros Programas Federais

Além do Express Entry, outra forma de imigrar para o Canadá que pode ser bastante atrativa para estudantes internacionais é o Atlantic Immigration Pilot, programa que visa atrair imigrantes para as províncias do Atlântico canadense.

O Rural and Northern Immigration Pilot também possui fluxo diferenciado para estudantes internacionais. O programa busca atrair pessoas interessadas em residir fora dos grandes centros canadenses e conta com 11 cidades participantes.

Leia Mais: Teste de Inglês 5x Mais Barato que os convencionais, e aceito em muitos Colleges no Canadá.

Alberta Alimentação British Columbia Canadá Cidades Canadenses College Compras Conhecendo o Canadá Costco COVID-19 Desvendando o Canadá Emprego Esportes Estudar no Canadá Governo Imigração Lei Manitoba Mercado Morar no Canadá New Brunswick New Foundland e Labrador Northwest Territories Nova Scotia Nunavut Ontario Ontário Parque Passeio Prince Edward Island Programa do Atlântico Programas Provinciais de Imigração Projeto Canadá Província Quebec Royal Canadian Mint Saskatchewan Supermercado Toronto Trabalhar no Canadá University Vacina Vancouver Viagem Yukon

Ade Paes

Ade Paes

Deixe um comentário

Assine a nossa newsletter

E receba conteúdos atualizados diretamente no seu e-mail.