Como Morar No Canadá Em 2021

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Quem quer viver ou morar um tempo no Canadá se faz uma pergunta clássica: por onde eu começo? Nesse texto vamos falar sobre alguns conceitos-chave que todos devem saber ao começar planejar sua nova vida no Canadá.
Como morar no Canadá em 2021

Se você quer morar no Canadá, 2021 está aí e a hora é agora.

De acordo com o Relatório Anual de Imigração de 2020 do Parlamento Canadense, o país planeja conceder 401.000 vistos de residência permanente em 2021, 411.000 em 2022 e 421.000 em 2023.

Se você quer imigrar ou morar no Canadá em 2021 por um tempo, enquanto estuda, por exemplo, este texto é perfeito para você.

Defina seu objetivo

Em primeiro lugar, é importante definir se pretende ir para o Canadá definitivamente, como um novo imigrante, ou se pretende apenas passar algum tempo, seja 6 meses, 1 ou 2 anos, por exemplo, enquanto termina os estudos.

Essa decisão é a primeira que deve ser tomada, pois a partir daí começa a tomar corpo seu plano de mudança para o Canadá.

Vamos ver quais são as características de um residente temporário e de um residente permanente.

Morar temporariamente no Canadá

Como o nome sugere, uma residência temporária é alguém que vive no Canadá por um período de tempo, geralmente enquanto estuda ou trabalha.

Os turistas também podem ser considerados residentes temporários, mas geralmente a categoria de turismo não é levada em consideração quando os projetos são de longa duração.

Motivo: os turistas não podem trabalhar no Canadá. Outro motivo: os turistas não podem estudar no Canadá por mais de 6 meses (ou 24 semanas).

No entanto, com um visto de estudo, você pode ficar no Canadá enquanto seu visto for válido.

Dependendo do curso que você fizer, você também poderá trabalhar 20 horas por semana enquanto estuda, desde que não seja um curso de idioma.

Se você for casado, o cônjuge pode obter um visto de trabalho aberto vinculado ao seu visto de estudo. Isso significa que ele pode trabalhar em tempo integral.

Morar permanentemente no Canadá

O residente permanente é o título concedido aquela pessoa que vive no Canadá após ser aprovado num processo de imigração.

Embora viva no Canadá permanentemente, o residente permanente ainda não é considerado um cidadão canadense.

A cidadania é a última etapa da imigração, encerrando esse processo. Permitindo então a emissão do passaporte canadense.

No entanto, a residência permanente permite que uma pessoa tenha os mesmos direitos de um cidadão canadense, salvo algumas exceções.

Como residente permanente, não é possível votar ou concorrer a um cargo político.

Há a possibilidade de vir ao Canadá como residente temporário e depois solicitar a troca de visto e dar entrado num processo de imigração.

Formas de Morar no Canadá

Para morar no Canadá, sua permanência no país deve estar ligada ao estudo, trabalho, ou a algum processo de imigração, seja ele federal ou provincial.

Determinados processos de imigração podem ser iniciados ainda no Brasil, desde que você seja elegível aos requisitos estabelecidos.

Da mesma forma, uma oferta de emprego (job offer), pode ser obtida mesmo sem sair do seu país de origem.

Oferta de emprego

Este tipo de processo pode ser feito a partir do Brasil, desde que você encontre uma empresa disposta a te contratar. A empresa normalmente custeia todo o processo e você já chegará no Canadá com a sua residência permanente em mãos.

É a maneira mais difícil de conseguir morar no Canadá, uma vez que as empresas canadenses, por lei, precisam dar prioridade a preencher as vagas com trabalhadores locais. Caso não encontrem mão-de-obra qualificada no país, aí sim podem buscar no mercado externo.

Você pode pesquisar uma oportunidade no Job Bank, um site do governo que reúne diferentes oportunidades. Ou ainda conferir vagas ofertadas no país através do LinkedIn, ou sites locais como: Jobboom, Workopolis, Canadajobs.com, entre outros.

Nesse caso a autorização de trabalho é fechada, ligada à empresa enquanto durar o contrato de trabalho.

Pedido de imigração

Você pode conseguir morar no Canadá, recebendo um convite através de um programa de imigração. Uma das formas mais conhecidas de imigração é o sistema de seleção Express Entry, onde o governo avalia a pontuação dos candidatos e concede a permissão de entrada para quem se enquadra no perfil desejado.

Este tipo de entrada de imigrantes leva em conta candidatos qualificados em programas federais ou provinciais como:

O programa Express Entry leva em consideração uma série de requisitos na contagem dos pontos, tais como:

  • Idade
  • Nível de educação
  • Proficiência no idioma (inglês e / ou francês)
  • Experiência de trabalho estrangeira
  • Experiência de trabalho Canadense

Além do mais, você precisa verificar se a experiência de trabalho que possui é nas áreas que são consideradas para o processo.

A comprovação da escolaridade obtida no Brasil, deve passar por uma equivalência canadense para ser válida.

Para comprovação do nível de inglês, você deve se atentar, pois caso realize o IELTS, deve optar pela opção Geral. Diferentemente do Acadêmico, que é o teste de proficiência utilizado para entrar no College.

Estudo e Trabalho

A maneira mais fácil, que te permite morar no Canadá e permanecer um longo período, com grande chances de imigrar posteriormente, é através dos estudos.

Os alunos que concluem o ensino superior no Canadá em uma Universidade ou College público podem se inscrever no PWGP (Post-Graduation Work Permit).

O PGWP permite que a pessoa fique no país por um período proporcional ao tempo de estudo (até 3 anos).

Durante o período dos estudos, o aluno pode trabalhar até 20 horas por semana. Com o PGWP em mãos, e recebido seu visto de trabalho aberto, pode-se trabalhar em tempo integral.

Dessa forma você consegue acumular tempo de trabalho no país, melhorar seu inglês, sua formação acadêmica, e dar entrada no processo de imigração com mais chances de êxito.

Os alunos de colleges privados, apesar de poderem trabalhar no Canadá, não tem direito ao PGWP, com algumas raras exceções.

Não tenho uma vaga ainda, posso morar no Canadá mesmo assim?

Sim, é possível. O caminho pode ser um pouco longo e complicado. Porém, o processo de imigração no Canadá é um dos mais transparentes do mundo.

Mas, como qualquer outro, existe uma série de requisitos e critérios de escolha que são levados em consideração pelo governo canadense.

Se o candidato não atender a algum desses critérios, isso não significa que não possa ser selecionado.

No entanto, as chances são menores. Na verdade, entender sua elegibilidade para o processo deve ser o primeiro passo para a imigração.

Existem hoje mais de 60 diferentes processos de imigração, divididos entre programas Federais e Provinciais, que permitem aos aprovados morar no Canadá permanentemente.

Então caso queira, você pode buscar ajuda de um consultor regulamentado de imigração para realizar o processo, pois há muitos detalhes no cadastramento e envio dos documentos.

Sempre lembrando, a importância de checar a credibilidade do profissional, para evitar cair em golpes. Para verificar se o consultor de imigração é regulamentado ou não, clique aqui.

Leia Mais: Como Conseguir Uma Oportunidade de Emprego no Canadá.

Gostou do nosso artigo sobre como morar no Canadá em 2021? Comenta aí! 🙂

Alberta Alimentação British Columbia Canadá Cidades Canadenses College Compras Conhecendo o Canadá Costco COVID-19 Desvendando o Canadá Emprego Esportes Estudar no Canadá Governo Imigração Lei Manitoba Mercado Morar no Canadá New Brunswick New Foundland e Labrador Northwest Territories Nova Scotia Nunavut Ontario Ontário Parque Passeio Prince Edward Island Programa do Atlântico Programas Provinciais de Imigração Projeto Canadá Província Quebec Royal Canadian Mint Saskatchewan Supermercado Toronto Trabalhar no Canadá University Vacina Vancouver Viagem Yukon

Ade Paes

Ade Paes

Deixe um comentário

Assine a nossa newsletter

E receba conteúdos atualizados diretamente no seu e-mail.