As províncias do Atlântico no Canadá, desde 2017, tem despertado cada vez mais o interesse de pessoas para essa região; em especial, pelo programa piloto de imigração lançado pelo governo federal.
O AIP (Atlantic Immigration Pilot) ajuda empregadores do Canadá Atlântico a contratar trabalhadores qualificados estrangeiros e a manter os estudantes internacionais formados nessa parte do país após a graduação.
Devido ao grande sucesso desse programa de imigração, o governo se comprometeu a torná-lo um programa permanente. Mais informações no site oficial do governo.
Outro fator que chama a atenção para as províncias do Atlântico é seu custo de vida mais baixo, se comparado a outras cidades canadenses.
Nestas províncias os custos que mais impactam para um estrangeiro estudar no Canadá, como moradia e college público por exemplo, podem ser bem menores do que em Toronto ou Vancouver.
O Atlântico canadense é composto por quatro províncias: Nova Scotia, New Brunswick, Newfoundland and Labrador e Prince Edward Island.
Nova Scotia
Halifax, Capital da Nova Scotia
A província de Nova Escócia é a mais populosa das quatro províncias do Atlântico no Canadá. Possui atualmente cerca de 980 mil habitantes, dos quais praticamente metade moram na capital, Halifax.
A capital ganha destaque, principalmente para quem opta pelo caminho dos estudos, pois possui uma ampla rede de Universidades e Colleges Públicos, que oferecem inúmeras possibilidades à estudantes de diversas áreas.
Em Halifax a economia basicamente está ligada ao setor de serviços, no entanto, no restante da província há várias oportunidades em setores ligados à indústria de bens de consumo, pesca, agropecuária, mineração, entre outros.
Apesar de ser uma província marítima, o clima de Nova Escócia é considerado continental, com temperaturas que vão desde -15ºC no inverno, até 25ºC no verão.
New Brunswick
Saint John, New Brunswick
Com pouco mais de 780 mil habitantes, baixo custo de vida, e pelo menos três cidades de porte médio, New Brunswick é uma ótima possibilidade para quem deseja imigrar para alguma das províncias do Atlântico no Canadá.
Estrategicamente localizada, New Brunswick faz fronteira com Quebec, Nova Scotia e Estados Unidos, possuindo fácil acesso a Toronto, Montreal, Boston e Nova Iorque, por exemplo.
Apesar do Canadá ter dois idiomas oficiais, esta é a única província do país oficialmente bilíngue, onde 1/3 da população fala francês; e os outros 2/3, inglês.
As maiores cidades em número de habitantes são Moncton e Saint John, seguida da capital Fredericton.
O clima em New Brunswick, no geral, fica entre -13ºC e 25ºC ao longo do ano. Chove bastante, e o céu encoberto é mais comum do que os dias de sol.
Newfoundland and Labrador
St. John’s, Newfoundland & Labrador
Newfoundland and Labrador é a província mais a leste do Canadá. A província é dividida em duas partes, Labrador é a porção continental e, Newfoundland a ilha.
Terra Nova e Labrador possui cerca de 520 mil habitantes, dos quais 92% residem na ilha. A província destaca-se pela segurança e senso de comunidade elevado, quando comparada as demais regiões canadenses.
A capital, St. John’s, com mais de 500 anos de história, abriga pouco mais de 1/3 dos moradores da província e possui economia forte ligada à área da tecnologia marítima, turismo e ao porto.
A província possui dois climas distintos, mas na capital a predominância é o clima continental úmido com verão fresco, onde as temperaturas geralmente ficam entre 11ºC e 22ºC nessa época do ano.
Prince Edward Island
Prince Edward Island
A província Ilha do Príncipe Eduardo é a menor província do Canadá, possui atualmente pouco mais de 150 mil habitantes.
Localizada a leste do país, Prince Edward Island está próxima à New Brunswick e Nova Scotia, destacando-se como o maior produtor de batatas no Canadá.
Além da agricultura, pesca e turismo são outras vertentes da economia local. Entretanto, a província vivencia atualmente uma crescente nos setores aeroespacial, biociência, energia renovável e tecnologia da informação.
A principal forma de acesso à ilha, é através da Ponte das Confederações, que liga PEI à New Brunswick. A ponte foi inaugurada em 1997, tornando muito fácil a vida da, até então, isolada ilha canadense.
Ponte das Confederações
A travessia de um lado a outro leva cerca de 12 minutos, e curiosamente não pode ser feita a pé, tampouco de bicicleta, sendo disponibilizado transporte para os pedestres atravessarem.
Os fatores que despertam o interesse das pessoas para esta região são os baixos índices de violência, o menor custo de vida, o aumento na taxa de empregabilidade e os programas atrativos de imigração.
Prince Edward Island possui verões agradáveis, de ventos fortes e inverno gelado. O clima ao longo do ano, em geral, fica em torno de -11ºC a 23ºC.
E você, já conhecia alguma das Províncias do Atlântico no Canadá? Viveria em alguma delas?
Alberta Alimentação British Columbia Canadá Cidades Canadenses College Compras Conhecendo o Canadá Costco COVID-19 Desvendando o Canadá Emprego Esportes Estudar no Canadá Governo Imigração Lei Manitoba Mercado Morar no Canadá New Brunswick New Foundland e Labrador Northwest Territories Nova Scotia Nunavut Ontario Ontário Parque Passeio Prince Edward Island Programa do Atlântico Programas Provinciais de Imigração Projeto Canadá Província Quebec Royal Canadian Mint Saskatchewan Supermercado Toronto Trabalhar no Canadá University Vacina Vancouver Viagem Yukon