Canadá Nas Olimpíadas 2021

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Com uma campanha muito similar à do Brasil, o Canadá encerra a sua participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 na 11ª posição do quadro de medalhas. Confira quais foram os atletas e as modalidades que mais se destacaram nessa conquista.
Team Canada Medallists

O Canadá encerra a sua participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio na 11ª colocação no quadro geral de medalhas, subindo 24 vezes ao pódio.

A campanha do Canadá foi muito semelhante à do Brasil, 12º colocado na competição, empatando no número de conquistas de Ouro e Prata, e ficando a frente por ter ganhado três medalhas de bronze a mais.

Apesar de ser vizinho dos Estados Unidos, quando olhamos o desempenho do Canadá nas Olimpíadas, o país parece estar mais próximo do Brasil.

Canada nas Olimpíadas
Quadro de Medalhas Tóquio-2020

Desempenho do Canadá nas Olimpíadas 2021

O primeiro Ouro do Canadá nas Olimpíadas de Tóquio veio da natação com Margaret MacNeil, nos 100m borboleta. No dia 2, a nadadora ainda ganhou mais uma medalha, dessa vez de prata, junto da equipe canadense no 4×100 livre.

A segunda medalha de ouro do Canadá foi no levantamento de peso com a atleta do Quebec, Maude Charron. Ao levantar 131 kg em sua terceira tentativa, ela garantiu a conquista para o país.

As mulheres canadenses garantiram mais uma medalha de ouro para o Canadá na prova de remo por equipes.

Outra medalha de ouro veio com o velocista Andre De Grasse, que foi o mais rápido nos 200m masculino. De Grasse ainda garantiu mais duas medalhas de bronze, ao correr os 100m e o revezamento 4x100m.

Uma das categorias mais disputadas das Olimpíadas, o atletismo teve mais uma vez o selo de qualidade canadense, dessa vez com o canadense Damian Warner, ao conquistar a medalha de ouro no Decatlo. O decatlo é uma competição que mistura dez provas de atletismo, e premia o atleta mais completo, ao somar-se os pontos obtidos em cada uma delas.

A Seleção Canadense de Futebol Feminina conquistou a medalha de ouro inédita nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 ao derrotar a Suécia nos pênaltis por 3×2. A Seleção Canadense havia eliminado a Seleção Brasileira Feminina já nas quartas-de-final e seguiu rumo ao título da competição.

A última medalha dourada do Canadá nas Olimpíadas foi no ciclismo com Keysey Mitchell, que ganhou o ouro no sprint feminino no Velódromo de Izu.

As medalhas de prata foram conquistadas na Natação – Revezamento 4×100 m livre feminino, 100 m costas feminino, 200 m costas feminino; Mergulho – Trampolim sincronizado de 3 m feminino; Canoa / Kayak Sprint – Feminino C-1 200 m; Atletismo – 5000 m Masculinos.

Já as medalhas de bronze vieram do Judô – 57 kg feminino, 63kg feminino; Softball – Mulheres; Natação – 200 m livres feminino, Revezamento 4x100m Medley feminino; Remo – Dupla Femininos; Atletismo – 100 m masculino, Corrida de 50 km Masculina, Revezamento 4x100m Masculino; Ciclismo de Pista – Keirin Feminino; Canoa / Kayak Sprint – Feminino C-2 500 m.

História do Canadá nas Olimpíadas

Na última edição dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, o Canadá havia conquistado quatro medalhas de ouro, sendo estas na natação, atletismo, trampolim e luta livre.

A primeira participação do Canadá nas Olimpíadas foi em 1900, e de lá para cá, o país deixou de participar apenas de uma edição, a de Moscou em 1980.

O Comitê Olímpico Nacional sediou as Olimpíadas de 1976, em Montreal. Na ocasião, o Canadá ganhou um total de 11 medalhas, das quais nenhuma foi de ouro.

A melhor participação do Canadá nas Olimpíadas aconteceu nos Jogos de Los Angeles, em 1984. Dessa vez, os atletas canadenses conseguiram um total de 44 medalhas, sendo 10 de Ouro.

Ao longo da história do país nos jogos, o atletismo registra o maior sucesso canadense em Olimpíadas, com 14 medalhas de ouro. George Orton ganhou a primeira medalha de ouro do Canadá em um esporte ao garantir a vitória na corrida de 2500m com obstáculos nos Jogos de 1900, em Paris. Em 1928, em Amsterdã, Percy Williams garantiu duas medalhas ao ganhar o ouro nos 100m e 200m masculinos. Já na edição seguinte, em 1932, Duncan McNaughton ganhou o ouro no salto em altura masculino.

Após essa conquista, o Canadá teve que esperar 60 anos, até 1992 em Barcelona, para que o país triunfasse novamente nas pistas, com Mark McKoy ganhando o ouro nos 110m com barreiras. O velocista Donovan Bailey então conquistou medalhas de ouro nos 100m e 4x100m masculinos de revezamento nos Jogos de 1996 em Atlanta.

O remo canadense, depois do atletismo, é a modalidade que trouxe mais alegrias ao longo da história para o Canadá nas Olimpíadas, com 9 medalhas douradas. Kathleen Heddle e Marnie McBean são as atletas canadenses referência no esporte com três medalhas douradas conquistadas em 1992 e 1996.

O atleta canadense Ian Millar do hipismo detêm o recorde entre todas as nações, de ser o atleta com o maior número de participações em competições olímpicas, sendo 10 ao todo, entre 1972 e 2012. Millar chegou a ganhar uma medalha de prata por equipes em Pequim.

A natação também traz alegria aos canadenses amantes das Olimpíadas, a modalidade já concedeu 8 medalhas de ouro ao Canadá e um total de 48 pódios ao longo dos anos, sendo a segunda categoria mais vitoriosa do país nos jogos.

Somando-se todas as modalidades, e todas as edições que já participou até então, o Canadá possuí um total de 301 medalhas em Jogos Olímpicos.

Leia Mais: Hóquei no Gelo – O Esporte Que É A Paixão Nacional dos Canadenses

Alberta Alimentação British Columbia Canadá Cidades Canadenses College Compras Conhecendo o Canadá Costco COVID-19 Desvendando o Canadá Emprego Esportes Estudar no Canadá Governo Imigração Lei Manitoba Mercado Morar no Canadá New Brunswick New Foundland e Labrador Northwest Territories Nova Scotia Nunavut Ontario Ontário Parque Passeio Prince Edward Island Programa do Atlântico Programas Provinciais de Imigração Projeto Canadá Província Quebec Royal Canadian Mint Saskatchewan Supermercado Toronto Trabalhar no Canadá University Vacina Vancouver Viagem Yukon

Ade Paes

Ade Paes

Deixe um comentário

Assine a nossa newsletter

E receba conteúdos atualizados diretamente no seu e-mail.